top of page
Três voluntários apresentando imagem da personagem "Tristeza", do DivertidaMente em ambiente aberto

#METODOLOGIAGENEROSAMENTE

Nossa Metodologia é baseada na Teoria da Universalidade das Emoções de Paul Ekman, no desenvolvimento das Competências Socioemocionais e nas ferramentas oferecidas pelo programa educacional CEB (Cultivando Equilíbrio Emocional). A partir dessas bases teóricas, compomos e/ou adaptamos dinâmicas as quais se dividem em atividades de grupos, debates, contação de histórias, entre outras estratégias, e as aplicamos em crianças e adolescentes. Outro ponto principal é o entendimento do Brincar como forma potente de desenvolvimento, portanto a maior parte das nossas dinâmicas envolve um conteúdo lúdico. Além disso, nossa Metodologia também inclui a meditação, estando relacionada a estratégias de regulação emocional.

Possui três momentos principais:

1. ESTREITAR LAÇOS: atividades e dinâmicas direcionadas a melhora das relações entre os alunos, professores e os voluntários do GenerosaMente.

2. RECONHECER EMOÇÕES: dinâmicas relacionadas especialmente às emoções, ao reconhecimento delas em si e nos outros, suas funções, reconhecimento de gatilhos e estratégias de regulação emocional.

3. QUESTÕES SOCIAIS: conversas relacionadas a convivência em sociedade, consciência social, empatia, autonomia, conexão humana, racismo, entre outros assuntos.

O tempo de duração da nossa atuação depende do que foi combinado com o estabelecimento no qual trabalhamos - em geral, os três momentos ocorrem ao longo de um ano. Assim, montamos um cronograma para o nosso trabalho, e dividimos quais e quanto tempo passamos em cada dinâmica. Contudo, a carga-horária depende também da quantidade de pessoas com as quais trabalhamos e a frequência com a qual atendemos o estabelecimento.

Observação: Mesmo trabalhando mais com crianças e adolescentes, é possível aplicar nossas dinâmicas em adultos. Além disso, podem ser realizadas em eventos pontuais - por exemplo, ações realizadas com nossas parcerias.

#METODOLOGIAGENEROSAMENTE: Sobre nós
bottom of page